Mesas Temáticas
ESCOLA DE SARGENTOS DO EXÉRCITO (ESE): CONCEPÇÃO E LEGADO
(29 de março - 10h25-11h45 - Auditório do Centro de Convenções)
A implantação da Escola de Sargentos do Exército gerará impactos significativos, não somente na formação dos Quadros para o Exército Brasileiro, mas também para o Nordeste e mais especificamente para o estado de Pernambuco. O objetivo desta mesa temática é apresentar à sociedade e à comunidade acadêmica os aspectos mais relevantes desse projeto grandioso, a partir de dois eixos estruturantes: concepção e legado. Ao final dos trabalhos, pretende-se que o público compreenda os desafios e as oportunidades que envolvem a realização de um projeto dessa magnitude, assim como as entregas visualizadas; não apenas para a defesa nacional, mas em termos de legado ambiental e socioeconômico. Em contexto estarão: a concepção da Escola de Sargentos do Exército; o projeto de construção da escola e seu legado ambiental; o projeto educacional e seu potencial de integração com outras instituições; e o potencial de transformação socioeconômica dos municípios impactados pela implantação da ESE.
Coordenador da Mesa Temática: General de Divisão R1 Joarez Alves Pereira Junior (EB)
Formado na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) em 1982. Cursou a Escola de Comando e Estado-Maior (ECEME) em 1997/98. No exterior realizou o Curso Básico de Inteligência, no Forte Huachuca; o Curso da Escola de Guerra, no War College; e o Curso de Política e Estratégia da National Defense University; todos nos Estados Unidos da América. Foi instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, além de comandar a Escola de Administração do Exército e Colégio Militar de Salvador. Exerceu a função de Adjunto do Adido do Exército junto à Embaixada do Brasil em Washington. Comandou a 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, em Bagé-RS e a 6ª Região Militar, em Salvador-BA. Foi Subchefe do Estado-Maior do Exército para Assuntos Internacionais. Exerceu, como última função no serviço ativo, a Vice Chefia do Departamento de Educação e Cultura do Exército. Atualmente é o Coordenador Executivo do Subprograma para a implantação da Escola de Sargentos do Exército.
PAINELISTAS
Clique nas fotos para acesso ao
General de Divisão R1 Joarez
Coordenador Executivo do Subprograma para a implantação da Escola de Sargentos do Exército (EB)
"A concepção do Subprograma da Escola de Sargentos do Exército"
FRONTEIRAS TECNOLÓGICAS, INDÚSTRIA E INOVAÇÃO
(a mesa será realizada em dois dias - 29 e 30 de março)
A inovação tecnológica está mudando rapidamente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos, e é vital que os acadêmicos e profissionais estejam atualizados sobre as últimas tendências na área. Além disso, em um mundo cada vez mais interconectado, uma gestão de defesa capaz de prover segurança e a proteção dos interesses nacionais pressupõe abordagens muito mais amplas e complexas. O evento será uma oportunidade para discutir questões relacionadas às inovações tecnológicas que estão sendo ou poderão ser disruptivas na indústria, no comércio e na sociedade em geral. Além disso, a mesa temática oferecerá uma plataforma para debater sobre o impacto dessas tecnologias nas estruturas de defesa e de segurança, bem como sua relevância para o desenvolvimento econômico e social. Em debate, as fronteiras do conhecimento: robótica, biotecnologia, nanotecnologia, realidade aumentada, inteligência artificial, internet das coisas, sistemas de energia híbrida, inteligência artificial, biotecnologia, tecnologia quântica e seus impactos para a segurança e o desenvolvimento regional e nacional; integração de sistemas; cerceamento tecnológico; tecnologias sensíveis; fomento à inovação; e políticas de offset e spin-off em contratos de defesa.
Coordenadora da Mesa Temática: Professora Dra. Eloisa Helena de Souza Cabral (SISDIA/EB)
Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e especialista em Gestão Cultural. Professora permanente/colaboradora do Mestrado Profissional em Administração Pública da Universidade Federal de Lavras. Professora convidada/colaboradora do Mestrado Profissional em Administração Pública da Universidade Federal dos Vales de Jequitinhonha e Mucuri. Professora do Centro de Estudos de Pessoal do Exército Brasileiro e Pesquisadora do Escritório de Ligação Campinas e São Paulo do Sistema Defesa, Indústria e Academia (SisDIA), desenvolve estudos e atividades na área do fomento à integração institucional da Universidade, Industria e Defesa Nacional.
PAINELISTAS no 1º dia
(29 de março - 14h45-17h15 - Sala Multiuso no 1º piso do Centro de Convenções)
Clique nas fotos para acesso ao
PAINELISTAS no 2º dia
(30 de março - 09h00-11h30 - Sala Multiuso no 1º piso do Centro de Convenções)
GEOPOLÍTICA E SEGURANÇA INTERNACIONAL HOJE: O PODER E AS LEIS
(a mesa será realizada em dois dias - 29 e 30 de março)
A mesa abordará questões que afetam a paz e a segurança e têm implicações profundas em diversas áreas, incluindo economia, política, direito e segurança. A geopolítica e a estratégia militar são fatores críticos na definição das políticas externas e de defesa de um país, e sua discussão é fundamental para a compreensão das dinâmicas internacionais. Além disso, as organizações internacionais e o próprio Direito Internacional são instrumentos de cooperação e resolução de conflitos cada vez mais questionados, em face de sua incapacidade de ação em relação às potências centrais e aos modelos de governança global, defasados perante a dinâmica atual de poder e à representatividade. Acompanhar tais movimentos é a proposta desta mesa temática. Que pretende, em resumo, promover um debate colaborativo sobre o Brasil e sua inserção no mundo de hoje. Em foco: a análise da dinâmica global de poder e sua influência na segurança internacional; a evolução da política externa e defesa dos países, incluindo as relações internacionais e a formação de alianças; o papel das organizações internacionais na prevenção e resolução de conflitos; o direito internacional e sua aplicação no contexto da segurança internacional; a influência da tecnologia e inovação nas dinâmicas geopolíticas e na segurança internacional; as migrações e o deslocamento forçado de pessoas; as atividades criminosas transnacionais; e a concorrência por recursos naturais que têm o potencial de gerar conflitos.
Coordenador da Mesa Temática: Professor Dr. Augusto Wagner Menezes Teixeira Júnior (UFPB)
Doutor em Ciência Política na Área de Concentração de Relações Internacionais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Ciência Política e Bacharel em Ciências Sociais pela mesma instituição. Realizou Estágio Pós-Doutoral em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Professor Associado I do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais (PPGCPRI/UFPB). Coordena o Grupo de Pesquisa em Estudos Estratégicos e Segurança Internacional (GEESI/UFPB/CNPq). Membro da Associação Brasileira de Estudos de Defesa. Editor-Chefe da Revista Brasileira de Estudos de Defesa (RBED). Participou de programas e cursos do U.S. Department of State (International Security and Non-Proliferation - Study Tour) e do United States Department of Defense (Strategy and Defense Policy Course - National Defense University).
PAINELISTAS no 1º dia
(29 de março - 14h45-17h15 - Sala Rio Ariquindá no 2º piso do Centro de Convenções)
Clique nas fotos para acesso ao
PAINELISTAS no 2º dia
(30 de março - 09h00-11h30 - Sala Rio Ariquindá no 2º piso do Centro de Convenções))
AGENDA ESG E SUSTENTABILIDADE COMO FERRAMENTAS DE DESENVOLVIMENTO
(a mesa será realizada em dois dias - 29 e 30 de março)
ESG (Environmental, Social and Governance) e sustentabilidade são conceitos cada vez mais importantes para a sociedade e as empresas, que buscam equilibrar a satisfação dos stakeholders com o desenvolvimento econômico. Além disso, a sustentabilidade é fundamental para garantir às gerações futuras: segurança alimentar; segurança energética; e recursos naturais suficientes. Nesta mesa, os participantes terão a oportunidade de debater sobre como a incorporação de princípios ESG e sustentabilidade nas estratégias empresariais pode ser uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento econômico e social, garantindo a harmonia com o meio ambiente; exemplo desse tipo de iniciativa é o desenvolvimento do conceito de economia criativa. Ao ampliar o escopo dessa discussão, esperamos oferecer aos participantes uma visão inovadora e atualizada sobre o assunto, o que é valioso para estudantes e profissionais das mais diversas áreas. No cerne dos debates esperamos encontrar: a integração de ESG na estratégia empresarial; finanças sustentáveis e investimentos verdes; análises de impacto ambiental e social de projetos de desenvolvimento; o desenvolvimento de cidades sustentáveis; indicadores ESG e avaliação de risco socioambiental.
Coordenador da Mesa Temática: Coronel Helder de Barros Guimarães (EB)
Possui graduação em Administração pela Universidade de Pernambuco (2002), graduação em Material Bélico pela Academia Militar das Agulhas Negras (1994), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco (2008), Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2013) e Pós-doutorado em Engenharia do Ambiente pela Universidade Nova de Lisboa (2014). Foi Chefe da Seção de Meio Ambiente da Diretoria de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente do Exército Brasileiro. Atualmente, é Assessor de Meio Ambiente do Comando Militar do Nordeste e membro da International Sustainable Development Research Society [ISDRS].
PAINELISTAS no 1º dia
(29 de março - 14h45-17h15 - Auditório do Centro de Convenções)
Clique nas fotos para acesso ao
PAINELISTAS no 2º dia
(30 de março - 09h00-11h30 - Auditório do Centro de Convenções)
ENERGIA DO FUTURO: SEGURANÇA E DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO
(30 de março - 09h00-11h30 - Sala de Recepção 1 no 2º piso do Prédio Principal)
Em um cenário em que a demanda por energia está aumentando e a preocupação com o meio ambiente é cada vez mais relevante, o objetivo desta mesa é discutir soluções para garantir a segurança energética e o desenvolvimento estratégico do país. Além disso, será uma oportunidade para debater os avanços tecnológicos e as tendências no setor energético, bem como as políticas e medidas necessárias para garantir o desenvolvimento sustentável e a segurança do setor para as próximas gerações. Com essa iniciativa, portanto, pretende-se contribuir para o fortalecimento de um debate crítico e informado sobre o futuro da energia. Em pauta: energias renováveis; eficiência energética; armazenamento de energia; integração de fontes de energia; transição energética; regulação de mercado; hidrogênio verde; e o potencial da região Nordeste para a energia do futuro.
Coordenador da Mesa Temática: Prof. MSc Benedito José Pontes Parente (CHESF)
Formado em engenharia eletrônica pelo ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1978), obteve o grau de Master of Science by Research pela UMIST - University of Manchester Institute of Science and Technology, na Inglaterra (1983). Fez especialização em Intelligence Artificielle no INPG - Institut National Polytechnique de Grenoble. É autor de dezenas de artigos científicos e tecnológicos publicados em congressos e revistas de engenharia nacionais e internacionais. Assumiu cargos diversos como CIO, CFO e CEO no Governo de Pernambuco e empresas do setor elétrico. Desenvolveu projetos em Real Time Control em conjunto com a Siemens AG em Berlin, Nurnberg e Erlangen. Recebeu diversas premiações, destacando-se as do SNPTEE, ABERJE, Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério do Planejamento, Central Geral dos Trabalhadores e Biblioteca Pública de Pernambuco. Na atualidade, exerce a função de Assistente do Presidente da Eletrobras/CHESF.
PAINELISTAS
Clique nas fotos para acesso ao
SEGURANÇA CIBERNÉTICA EM CONTEXTO
(30 de março - 09h00-11h30 - Sala de Recepção 2 no 2º piso do Prédio Principal)
A segurança cibernética é um assunto cada vez mais relevante em nossa sociedade digitalizada. Com o aumento da dependência de tecnologias de informação e comunicação, em diversos setores, tanto empresariais quanto públicos, tornou-se fundamental garantir a proteção de dados, de sistemas e infraestruturas contra ameaças cibernéticas. Além disso, a segurança cibernética é uma questão de importância estratégica para a segurança nacional. Por isso a discussão e o aprofundamento sobre as questões e desafios relacionados à segurança cibernética são tão relevantes. A mesa pode proporcionar a troca de ideias e a geração de novos insights para o desenvolvimento de soluções mais eficazes e eficientes na proteção contra ameaças cibernéticas, além de seu potencial como plataforma para a construção de parcerias e a geração de novas oportunidades de negócios e colaboração. Portanto, oportunidade valiosa para a promoção de debates e a disseminação de conhecimentos sobre uma questão de grande importância para a sociedade e para o desenvolvimento econômico e tecnológico. Na mesa, discussões sobre: Guerra Cibernética, infraestruturas críticas e computação quântica; proteção de dados pessoais; segurança de dispositivos móveis; IoT Security; Cloud Security; cibercrime e segurança jurídica; cibersegurança em empresas; e OSINT (Open-Source Intelligence), mecanismos e ética.
Coordenador da Mesa Temática: Professor Dr. Marcos Aurelio Guedes de Oliveira (UFPE)
Professor Titular de Ciência Política da UFPE, PhD em Government (Ciencia Politica) pela University of Essex com pós-doutoramento em Relações Internacionais no Institut des Hautes Études de l'Amerique Latine da Universidade da Sorbonne. Foi Diretor do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Middlesex na Inglaterra e do Núcleo de Estudos Americanos da UFPE. É Pesquisador do CNPq e da CAPES e membro de várias associações nacionais e estrangeiras de pesquisa.
PAINELISTAS
Clique nas fotos para acesso ao